Curso ou Travessia

Curso de Vela ou Travessia Oceânica?

 curso ou travessia

São duas atividades muito diferentes e que muitos gostariam de pular a primeira etapa (curso) e se aventurarem realizando travessias oceânicas. E por "se aventurarem" compreenda o real sentido da palavra: acontecimento imprevisto; incidente; ação arriscada; sucessão de ocorrências resultantes de causas independentes da vontade; contingência, eventualidade, sorte. No mar não podemos simplesmente nos "aventurar", temos que estar sempre precavidos para o que de pior possa vir a acontecer.

Bem diferente da vida em terra firme, quando zarpamos, deveríamos ter a sensação de estarmos indo para um mundo desconhecido. As possibilidade durante uma travessia são inúmeras e quanto mais experiência tivermos, mais seguros e confiantes estaremos.


Curso de Vela

cursosdevela

Durante os dois dias de curso (cerca de 12 horas) realizamos:

  • Diversas manobras, as principais dentre elas são: jaibe, cambar, içar e regular as velas e as funções essenciais que nos permitam velejar com conforto e segurança
  • Introdução à navegação
  • Montagem e equipamentos
  • Partes de uma embarcação
  • Vento e suas direções
  • RIPEAM
  • Técnicas de manobra de homem ao mar
  • E, o grande diferencial das travessias: ficamos as 12 horas integralmente ensinando todas as técnicas possíveis para que você possa ter sua primeira experiência na vela oceânica, se aperfeiçoar e, quando muito, ter a liberdade de no futuro alugar um veleiro.

Após a realização do curso, você deverá continuar praticando a arte de velejar e ir se aperfeiçoando.

Oferecemos as seguintes maneiras:


Travessias Oceânicas e Extremas

travessia oceanica 0001

 Bem diferente dos cursos de vela, onde nosso principal objetivo é capacitar os alunos a conduzirem o veleiro sozinhos (que fique bem claro que isso não é possível somente com um curso e depende diretamente do interesse de cada participante), durante as travessias nosso objetivo é o de chegarmos o mais rapidamente e com segurança possível no objetivo desejado. Evidentemente que curtindo os lugares por onde iremos parar e passando o nosso conhecimento sobre todos os temas que envolvam a travessia desejada.

Cada travessia tem sua peculiaridade, abaixo uma lista do que pretendemos ministrar e vivenciar:

  • como planejar uma viagem (rotas, correnteza, vento, etc)
  • a utilização dos equipamentos de navegação (GPS, ChartPlotter, Radar, AIS, VHF, SSB, Epirb, etc)
  • técnicas de fundeio (escolha correta da âncora, quantidade de amarra, tipo de fundo)
  • organização interna
  • como cozinhar em mau tempo
  • como navegar em mau tempo
  • o que fazer durante uma longa travessia
  • e muito, muito mais!

Veja aqui os vídeos que selecionamos e produzimos para você e venha desfrutar da sensação de velejar e descobrir novos horizontes!

Perguntas mais frequentes:

- Posso realizar uma travessia sem antes ter realizado um curso de vela?

Claro que pode! Mas leia com atenção todas as diferenças entre as atividades. Durante as travessias nossos principais objetivos são: chegar o mais rapidamente no destino, com segurança e o máximo de conforto que podemos obter (mas saiba que o máximo de conforto é quase igual uma situação bem extrema para a vida imediatista da atualidade).

- Tenho um sonho / objetivo / meta de comprar um veleiro e sair pelo mundo, quero comprar um veleiro quando me aposentar e morar nele. Como devo proceder?

Faça um curso de vela, uma travessia de média a longa duração, sinta os perrengues, as emoções e desafios da vida a bordo. Alugue alguns veleiros e conheça aquele que melhor te satisfaz, seja financeira ou emocionalmente. Experimente o máximo que puder as peculiaridades desse fantástico e extremamente cansativo mundo da vela oceânica VERDADEIRA. Leia livros de grandes velejadores, preferencialmente os franceses e ingleses da década de 70/80.

Saiba que a manutenção de um veleiro, seja ele de "plástico" (fibra de vidro, carbono, composites, etc), alumínio, madeira, aço, , ferro-cimento (é existiam veleiros assim!) é muito cara. A mensalidades das marinas, clubes, é relativamente alta. A mão de obra é abusiva.

- Qual o tamanho de veleiro "ideal" para eu me aventurar pelo mundo? (Bem se você cumpriu todas as etapas acima, não deveria me fazer essa pergunta e deveria descobrir por si só a resposta. Mas vamos lá!)

Para águas tropicais, recomendaria um veleiro de "plástico" de 34 a 40 pés. Que seja estável e confortável na orça, fácil para manobrar, confiável durante eventuais tempestades, com um motor de baixa manutenção e que você saiba que irá funcionar nas horas de perrengue. Enfim, um barco que você se sinta segura, confortável e capaz de comandar eventualmente sozinho.

Abaixo dos Roaring Forties (40º S), Furious Fifties (50º S) e dos Shrieking Sixties ou Screaming Sixties (60º S), jamais me arriscaria com um barco de plástico, madeira ou ferro cimento.


ATENÇÃO!!!

Para realizar as travessias é OBRIGATÓRIO a participação em um de nossos cursos de vela oceânica.

Os motivos são simples:

  • sua vida estará em jogo durante as travessias e precisamos nos conhecer antes de embarcarmos juntos, basta pesquisar o histórico das mais importantes participações da vela oceânica e você mesmo descobrirá os motivos (MOB na Clipper Around the World e na Volvo Ocean Race), peço desculpas, mas estamos no mercado de travessias desde 2004 e NUNCA tivemos um acidente com tripulantes a bordo;

  • importante que saiba como é nosso estilo de realizar as travessias e não apenas ler ou dizer que leu as informações contidas no site;

  • durante o curso saberemos se haverá afinidade para ficarmos num ambiente que para muitos pode ser tido como confinado e sabermos como iremos nos entrossar durante os dias a bordo.


Loading...
Loading...