40 bramadores

Os 40 BRAMADORES ou Roaring Forties (que em português é traduzido erroneamente por Quarentas Rugidores, referindo-se à latitude 40 S) ou Vendavais da Latitude 40 são uma zona de fortes ventos existente entre os paralelos 40º S e 50ª S dos oceanos austrais, cuja orientação oeste-leste e força estão relacionadas com o efeito Coriolis.

Esta corrente de ar foi descoberta pelo navegante neerlandês Hendrik Brouwer em 1610, que a converteu numa via rápida para navegar entre o sul de África e a colónia das Índias Orientais Neerlandesas (hoje Indonésia), na Insulíndia, pois precisava de atravessar o oceano Índico para chegar a Batávia ao serviço daCompanhia Holandesa das Índias Orientais.

Esta rota foi também conhecida como rota de Brouwer. Pelos fortes ventos dominantes é habitual ser considerada perigosa pelos navegantes. A sua existência foi importante na chamada rota dos clippersque ligava a Europa à Austrália, Nova Zelândia e Extremo Oriente, muito usada na Era da Navegação.

Em mares mais austrais encontram-se outros ventos de circulação ao longo de paralelos, que foram chamadas pelos marinheiros com nomes análogos aos "Roaring Forties", usando a latitude a que se situam: é o caso dos Howling Fifties ou Furious Fifties (50º S) e os Shrieking Sixties ou Screaming Sixties (60º S).


Efeito Coriolis

A força de Coriolis é provocada pelo movimento de rotação da Terra. Ela altera o movimento de um corpo para a direita, no hemisfério Norte, e para a esquerda, no hemisfério Sul.

Como isso ocorre?

É que o planeta gira com uma velocidade angular constante. Por isso, quando um objeto que não esteja conectado à Terra se move para o Norte ou para o Sul, a velocidade de rotação do planeta vai interferir na posição final do objeto.

https://youtu.be/i2mec3vgeaI

Por exemplo, imagine uma viagem de avião em linha reta de São Paulo a Brasília. Como o planeta gira de oeste para leste, se a rotação da Terra não for compensada e o vôo prosseguir numa trajetória retilínea, a aeronave poderá chegar a Goiânia, cidade que está à esquerda do destino original, e não Brasília.

Um outro exemplo vem dos Estados Unidos. Lá, foram feitas pesquisas comprovando que uma bolinha de beisebol atirada horizontalmente, percorrendo 100 metros em 4 segundos (à velocidade de 90 km/h), sofre um desvio para a direita de 1,5 centímetro!!!

A circulação atmosférica global também sofre influência da força de Coriolis. Ela atua na geração dos ventos alísios, próximo ao equador, e em médias e altas latitudes, nas frentes frias e na circulação da brisa marítima.

A força de Coriolis tem esse nome em homenagem ao francês Gaspard Gustave Coriolis (1792-1843), um renomado matemático e físico.

 


Loading...
Loading...