ISLA DE LOS ESTADOS

Travessia dos sonhos

Puerto Deseado - (Puerto Santa Cruz) - Isla de Los Estados - Estreito de Le Maire - Puerto Williams

isla de los estados capa

Se pudessemos escolher de todas as travessias que realizamos, poucas têm um gosto tão especial quanto essa. Zarpar de Puerto Deseado, um local conhecido pelos fortes ventos (acima dos 60 nós) e seguir a viagem na "incerteza" se seremos surpreendidos por uma forte frente fria pela frente (surpreendidos, pois nem sempre o prognóstico é absolutamente confiável), daí procuramos abrigo em Puerto Santa Cruz, um local onde sempre somos bem recebidos.

isla de los estados 007 williams

A busca pela Isla de Los Estados é algo mágico, quando começamos a avistar seus picos nevados e vai se abrindo diante de nossos olhos o cenário da ilha, fica difícil de acreditar em tanta beleza. Depois ao chegarmos e fazermos as amarrações chega a tão esperada hora de "desbravarmos" suas terras, cachoeiras, mexilhões e sua energia.


ROTA:

isla de los estados 006 beagle

De Puerto Deseado desejamos seguir diretamente até Estados, contudo são mais cerca de 420 milhas náuticas pela frente, cerca de 4 dias em condições perfeitas. Mas devemos levar em consideração que a correnteza, ao nos aproximarmos de Estados, chega a mais de 6 nós contra e quando favorável não ultrapassa os 2 nós. Um grande desafio à navegação pela frente.

isla de los estados 001

Caso tenhamos que nos abrigar existe apenas Sán Juán, cerca de 60 milhas, e Puerto Santa Cruz a um pouco mais de 100 milhas e uma dura correnteza, bancos de areia, onde temos que tomar muito cuidado com a navegação.

isla de los estados 002 entrada

Em Estados fundearemos em Puerto Hoppner, um dos locais mais seguros que existem em todo o Extremo Sul. Fica dentro de duas pequenas ensedas, onde a entrada tem no máximo 7 metros de largura e passamos quase raspando nos mariscos (daí a necessidade de um casco reforçado e de aço!).

isla de los estados 003 fundeio

Em Estados pretendemos permanecer cerca de 4 a 5 dias, a depender das condições climáticas e do prognóstico favorável para vencermos o Estreito de Le Maire (evitado até mesmo pelos veleiros da Volvo Ocean Race, devido a forte correnteza e as ondas que chegam a 10 metros quebrando). Por essas e outras que zarparemos apenas em condições favoráveis!

isla de los estados 004 cachoeira

Durante nossa estada em Estados, pretedemos fazer algumas incurções na ilha e até mesmo alguns acampamentos. Onde pretendemos conhecer a ilha, seus cumes, geleiras e cascatas de gelo.

isla de los estados 005 le maire

Depois seguiremos pelo Canal de Beagle até Puerto Williams, onde acontecerá o desembarque da nossa feliz tripulação.


Data e Valor: entrar em contato com This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


 

Inclui:

  • alimentação e pernoite a bordo
  • roupa de cama (lençol e travesseiro)
  • muito aprendizado (caso a pessoa esteja interessada em aprender a velejar e realizar travessias)
  • fortes emoções, com segurança

Não está incluído:

  • roupas de tempo / conjunto impermeável (bota, jardineira, jaqueta, luvas, gorros, etc)
  • equipamento de escalada e/ou acampamento
  • bicicleta no caso de irmos pedalar
  • alimentação fora da embarcação
Loading...
Loading...